terça-feira, 30 de julho de 2013

Beija flor e o incêndio

Essa é uma história antiga... um conto que escuto desde que eu era criança.
O nome do conto eu não sei dizer e do autor, menos ainda, mas acho que ilustra muito bem o que se passa comigo.

Um dia a floresta pegou fogo e todos os animais saíram correndo para se salvarem. Muitos largaram suas tocas e ninhos, salvando apenas seus filhotes. 

Outros, aproveitaram a correria para saquear os ninhos e tocas com os alimentos armazenados para o inverno.

Era um dia quente e o fogo se espalhou rápido.

O macaco, muito esperto, fugiu por cima das árvores e ao chegar na orla da floresta, viu um pequeno beija-flor voar no sentido contrário de todos os animais.
Por estar em um lugar mais favorável, o macaco ficou olhando o que o beija-flor iria fazer e ao vê-lo jogando uma minúscula gota de água nas labaredas que aumentavam, o macaco riu em tom de zombaria e seguiu caminho para fora da floresta.

O beija-flor não se importou e continuou sua árdua tarefa.
Voou de volta ao rio, que havia próximo, e encheu seu pequeno bico com água voltando para a floresta em chamas.

O urso, grande e forte, ao ver a cena do pequeno beija-flor, se intrigou e perguntou: "O que você está fazendo, beija-flor?"
O beija-flor esvaziou o bico e voltou ao rio, respondendo: "Estou tentando apagar o incêndio."
O urso questionou: "Mas você é tão pequeno! Seu bico carrega tão pouca água que mal consegue chegar nas chamas, a água já seca no ar! Acha mesmo que conseguirá apagar o fogo com apenas essas gotinhas de água?"
E o beija-flor, sem parar com seu esforço, respondeu: "Posso não ser rápido como o macaco, não ser forte como você, não ser grande como muitos aqui na floresta... sei que não poderei apagar o fogo sozinho, mas estou fazendo a minha parte. Todos deveriam fazer o mesmo, mas sou apenas um beija-flor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença

Licença Creative Commons
Os trabalhos deste site foram publicados com Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.