quarta-feira, 23 de março de 2011

Xilografia

A Xilografia é uma técnica simples, porém trabalhosa, de gravura em papel ou outro tipo de suporte adequado, utilizando uma matriz de madeira, como um carimbo.

O desenho ou forma são entalhados na madeira, com relevo negativo ou positivo, de modo a ressaltar as linhas ou volumes a serem impressos, utilizando ferramentas de corte como formões e bisturis.

Depois do desenho entalhado, é posta uma fina camada de tinta sobre o relevo da imagem através do uso de um rolo de borracha e em seguida é feita a aplicação, com uma prensa própria, sobre o papel de arroz ou tela de tecido preparado.

Essa técnica surgiu, provavelmente na China, no século IV, mas só ficou conhecida no ocidente durante a Idade Média.

Os orientais, principalmente os Japoneses, já se utilizavam dessas técnicas para suas gravuras em papel de arroz e isso influenciou a arte ocidental no século XIX, quando essas gravuras chegaram à Europa.

Um dos artistas mais renomados a utilizar essa técnica em suas obras, foi o artista Lituano Lasar Segall (Vilniu, 21 de junho de 1891 - São Paulo, 2 de agosto de 1957).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença

Licença Creative Commons
Os trabalhos deste site foram publicados com Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.