terça-feira, 7 de junho de 2016

Sardas: beleza natural

"É muito difícil ser bonita no mundo atual."
Quantas vezes eu já escutei esta frase? Muitas!

A verdade é que a beleza é algo muito relativo. Principalmente nos dias atuais, onde cada pessoa tem seu estilo e liberdade de escolha na hora de se vestir, ousar, maquiar.
Seja qual for o gênero, a pessoa sempre busca um "padrão de beleza" que, muitas vezes, é imposto pela sociedade, vendendo a imagem da "beleza perfeita".

Em muitas dicas de maquiagem e tutoriais, eu não vi nenhuma que fosse para realçar a beleza natural das sardas ou pintas. Pelo contrário, sempre procuram esconder TODAS as manchinhas e pintinhas que, quando muito, deixam aparecer uma única pinta milimetricamente calculada no ponto exato de um charme no rosto.

Mas e se fôssemos mais gentis com nossa própria beleza?
Se valorizássemos nossas "imperfeições"?

Já me disseram várias e várias vezes que eu deveria fazer uma maquiagem "decente" para minhas criações fashionistas. E eu sempre me questionei o que seria uma "maquiagem decente", até o momento em que uma amiga enviou um tutorial de maquiagem de como eu "deveria" fazer para as minhas fotografias.
Logo que comecei a ver o vídeo, achei que fosse uma dica de maquiagem para quem tem sardas, para não esconder completamente ou coisas assim. Porém, no tutorial, a moça do vídeo, que era bem sardentinha, mostrava como cobrir todas as sardas e pintas do rosto, usando vários tons de base e algumas camadas de pó para uma pele lisa e uniforme, como se fosse uma folha de papel em branco onde seria feita a maquiagem final.
Não nego que a moça ficou parecendo outra pessoa, com um rosto de boneca de porcelana e também não posso negar que fiquei decepcionada com o vídeo.
Muitas pessoas comentaram, positivamente, mas eu me senti um pouco entristecida e fico me perguntando: qual é o problema que as pessoas vêem nas sardas?
É parte do meu rosto! Por mais que eu as esconda, elas estarão alí, debaixo de toda a maquiagem e eu gosto delas! 

Sardas são charmosas sim!

Pense em tirar as manchas de uma girafa e veja se o charme será o mesmo?
Tire as listras de um tigre (que aliás, cada tigre tem um desenho diferente e único de listras, como uma digital) e ele passa a ser um puma!
Uma zebra sem listras, uma onça sem manhas, uma cascavel sem desenhos, um panda sem o preto dos pelos e tantas outras criaturas lindas que são lindas como são!
Assim como estas criaturas, quem tem sarda não tem motivo para se envergonhar delas e tampouco escondê-las para seguir um "padrão de beleza".
Concordo em fazer uma super maquiagem para uma personagem específica, pois a fantasia/cosplay pede isto, mas no geral, ao natural, as pessoas deveriam ser mais gentis com suas marquinhas faciais.
E se ainda assim for escondê-las, que não seja por completo.^^


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença

Licença Creative Commons
Os trabalhos deste site foram publicados com Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.