sexta-feira, 13 de maio de 2016

Sexta-feira 13 e gatos pretos

Hoje, 13 de Maio de 2016 é uma sexta-feira 13.

Sexta-feira 13 é um dia considerado de azar, de mau agouro, por causa de muitos acontecimentos históricos infelizes que ocorreram em uma sexta-feira 13 e que deu origem ao mito popular de um dia de azar.

Mas e os gatos pretos?
A associação dos gatos pretos é uma junção de fatores de crenças que fizeram o Homem concluir pelo "racional" de interpretar e assimilar, erroneamente, essas associações.
Na Idade Média, onde as crenças em ocultismo e bruxaria eram negativamente fortes,  havia a idéia de que os felinos, como um todo, eram criaturas do mal, por seus olhos brilharem no escuro e fazerem parecer algo sobrenatural, como os olhos de um demônio observando as almas da Terra.

Mas se todos os felinos eram considerados criaturas do mal, por que então surgiu a idéia do gato PRETO?
A cor preta era associada à magia negra, magia do mau, ao lado sombrio, perverso, macabro e de coisas das Trevas, como se nas Trevas só existisse escuridão.
Esse medo do escuro vem da cultura de se temer algo que não se consegue ver.
A velha história de que coisas ruins só acontecem durante à noite vem de éons atrás, de quando não havia luz do sol para visualizar o inimigo. Como as pessoas não enxergavam à noite, porque não existia energia artificial e as luzes de archotes eram limitadas à uma pequena área, as pessoas acreditavam que tudo o que enxergava à noite era demoníaco.

Como o Homem possui uma imaginação muito fértil, principalmente sobre coisas que não consegue compreender, as histórias vão sendo criadas do imaginativo e, muitas vezes, fazem vítimas criaturas inocentes.
Foi por esse medo, essa falta de compreensão que, na Idade Média, surgiu a crença de que os gatos das bruxas usavam os gatos para enxergarem as almas das pessoas através de seus olhos brilhantes, durante as noites. E por serem do "mal" o gato, coitado, é claro que tinha que ser preto!

Agora uma curiosidade: As "bruxas" andavam à noite, porque elas eram caçadas durante o dia e queimadas na fogueira ou afogadas. Como a maior parte das pessoas tinham medo do escuro, elas conseguiam proteção na escuridão da noite.
Muitas das "bruxas" eram curandeiras, químicas e alquimistas que usavam ervas para efusões medicinais. Essas ervas eram encontradas nas florestas e, por estarem acostumadas com as criaturas das florestas, não as temiam.

Ou seja, o medo de gato preto é pura superstição irracional, passado de geração à geração até os dias de hoje. 
Mas por precaução, mantenham seus bichanos pretos dentro de casa hoje! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença

Licença Creative Commons
Os trabalhos deste site foram publicados com Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.