segunda-feira, 13 de junho de 2016

Lado correto para fechar um kimono

A moda não é simplesmente uma tendência de vestuário, mas sim uma característica de um povo, cultura, tribo, raça, turma ou crença.

E no Japão não poderia ser diferente!
As roupas tradicionais do Japão se chamam Kimono. São peças únicas e simples, de cortes retos que ficam super charmosas depois de vestidas corrtetamente!

Com o passar dos anos, o kimono, assim como outras peças do vestuário de várias culturas diferentes, sofreu mudanças para se adaptar ao clima, tendências, necessidades e à Moda estilosa dos tempos modernos.


Apesar de tantas mudanças e influência ocidental no vestuário japonês, uma característica que continuou ao longo dos tempo foi o lado de se fechar um kimono. Seja ele tradicional ou moderno.

Lado esquerdo sempre por cima do direito, para as pessoas vivas!
Lado direito por cima do esquerdo é apenas para as pessoas mortas.

Isto não é simplesmente uma característica da vestimenta, mas também tem a ver com a crença da cultura oriental onde tudo é dividido em duas partes: material e espiritual.
Segundo a crença oriental, o lado esquerdo do corpo representa o lado espiritual e o lado direito representa a matéria.
Enquanto o corpo está vivo no mundo Terreno, ele é regido pelo espírito, ou seja, o espírito comanda o corpo, por isso as vestes têm o lado esquerdo por cima do direito, como sendo dominante.
Quando o corpo morre, a vestimenta tem seu lado invertido, pois é a matéria sobre o espírito que já não comanda o corpo, uma vez que não se encontra mais neste mundo.

Portanto, quando quiserem vestir uma roupa oriental, seja ela tradicional ou moderna, por favor, tenham esse cuidado na hora de se vestir para não ofender a cultura, sim? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença

Licença Creative Commons
Os trabalhos deste site foram publicados com Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.