segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Desejar má sorte no teatro

Quem nunca ouviu alguém desejar má sorte para os atores de teatro antes de entrarem em cena?
Como por exemplo: "Quebre a perna!" ou "Merda"

Praguejar para um ator é praticamente uma tradição para quem quer que o sucesso desse ator seja grande, mas você sabe o motivo?

Antigamente, na Grécia, os atores interpretavam grandes peças de momentos épicos de sua História. Nessas representações teatrais, os homens (seres humanos) interpretavam também os Deuses, porém para um Deus aquilo era uma grande ofença, pois um mero mortal jamais poderia ser comparado a um Deus ou mesmo dígno de atuar como um, e sendo assim, os Deuses, aborrecidos com os mortais, acabavam enviando pragas e desgraças aos humanos que ousassem interpretá-los durante uma peça.

Para "burlar" as pragas dos Deuses e para não deixá-los zangados, os humanos resolveram desejar má sorte aos atores das peças, assim, os Deuses pensariam que os humanos estavam de acordo com o infortúnio do ator em ousar interpretar os grandes seres superiores.

E por isso, coisas como "quebre a perna", "merda", "engasgue", "muita peste para ti" são usados no lugar de "boa sorte" ou "sucesso" até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença

Licença Creative Commons
Os trabalhos deste site foram publicados com Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.